FANDOM

Tony Stark / Homem de Ferro
Robert Downey Jr as Tony Stark in Avengers Assemble
Nome Completo: Anthony "Tony" Edward Stark
Nascimento 29 de Maio de 1970
Graduação Ph.D. em Física e Engenharia Mecratrônica pelo MIT
Ocupação Proprietário das Industrias Stark
Espécie Humano
Planeta Natal Terra
Pessoas Afiliadas Howard Stark (Pai); Maria Stark (Mãe); Virginia Pepper Potts (Namorada)
Estado Ativo

Tony Stark sempre foi um gênio e muito excêntrico, não se importava muito com a vida e levava tudo na brincadeira, mas algo o fez mudar, pelo menos em parte. Em 2008, durante uma apresentação de armamento no Afeganistão, Tony foi sequestrado por uma facção chamada os Dez Anéis, porém durante o processo ele foi gravemente ferido por uma de suas próprias armas, esses ferimentos necessitaram de tratamento urgente. Então dr. Yinsen fez nele uma cirurgia em que foi inserido um eletroímã em sua caixa torácica para impedir que os estilhaços da explosão perfurassem seu coração, ao acordar Tony se assustou, mas logo aceitou que morreria em uma semana, mas como os seus sequestradores queriam que construísse armas para eles, ele teve uma ideia. Primeiro ele usou paládio de alguns misseis velhos e construiu um mine-reator de fusão a frio para substituir o eletroímã, mas não era só isso, com ajuda do dr. Yinsen ele criou uma armadura que garantiu sua liberdade, infelizmente o doutor foi morto pelos terroristas.

Após ser resgatado, Tony percebeu que sua vida nunca mais seria a mesma, principalmente pelo fato de ter visto que suas próprias armas eram usadas para matar pessoas inocentes. Neste momento ele decidiu seguir em frente com o projeto do traje de combate, ele no início ficou obcecado, pelo menos valeu a pena e todas as armas vendidas a assassinos foram destruídas. Contudo segredos obscuros vieram à tona, o melhor amigo de seu pai que contratara os sequestrados, Tony ficou chocado, mas percebeu que algo deveria ser feito. Tony e Stane lutaram violentamente com seus trajes de combate, mas no fim a astucia de Tony falou mais altos e lhe garantiu a vitória.

Como não havia modo de esconder do mundo o seu segredo, Tony declarou em rede nacional que ele era o homem que era chamado de Homem de Ferro. Tony agora não queria criar armas para serem vendidas e serem usadas discriminadamente, ele então criou e continua evoluindo seu projeto, um traje de combate de última geração que seria usado apenas para o bem da sociedade.

Em 2010, Tony teve de enfrentar um inimigo que era sedento de vingança, um homem chamado Ivan Vanko, que dizia que a família Stark era a responsável pela desgraça de várias vidas inclusive a sua de seu pai. Ele era um homem tão inteligente quanto Tony, só que com menos recursos, mesmo assim ele conseguir construir um traje de combate similar ao de Tony e lutou ferozmente com ele, mas perdeu. Um concorrente de Tony, Justin Hammer, viu em Ivan uma oportunidade de conseguir se livrar de seu concorrente e o libertou e financiou na criação de androides de combate. Contudo as coisas não saíram como o pensado, Ivan ainda queria vingança e criou um novo traje para lutar com Tony.

Enquanto isso Tony passava por outros problemas, seu reator, que o mantinha vivo o estava o envenenando, com o paládio que servia de combustível para ele. Tony outra vez viu a morte ponto a mão sobre seu ombro, já desconsolado sem resultados de suas pesquisas para um substituto viável do paládio, ele começou a aceitar parou de importar. Mas a SHIELD entrou em ação e lhe deu pistas de como poder se salvar, e ele realmente conseguiu, com a ajuda de seu falecido pai. Tony com seu novo traje e saúde de ferro logo veio a se encontrar com Ivan, mas novamente a astucia de Tony, com ajuda de seu amigo, James Rhodes , derrotou a ferocidade seus inimigos.

Tony aprendeu muita coisa desde ser captura e vem mudando cada vez mais, depois do ataque em New York, onde ele teve contato direto com alienígenas e sua fantástica tecnologia, as coisas mudaram mais. Como resultado Tony passou de um irresponsável para um homem que sabia que a vida era algo que não deveria ser desperdiçado, é claro sem perder o seu estilo.

Entre a véspera de natal e ano novo de 2013, Tony teve de enfrentar o seu maior inimigo até então, Aldrich Killian . No passado Stark o havia ignorado, o fazendo esperar por horas durante a noite do novo milênio sem nunca aparecer, ao que parece esse foi o gatilho. Com ajuda da dr. Maya Hansen, Killian desenvolveu uma tecnologia que permite amplificar as capacidades humanas, curar qualquer tipo de doença ou ferimento e até regenerar membros, contudo ele a usou para o mal. Inicialmente ele criou um fantoche o "Mandarim" que faria papel de bode expiatório e culpado por seus crimes; ele desferiu uma série de ataques com a tecnologia Extremis, propositalmente com falhas, posteriormente ele atacou a casa de Stark , em Malibu, onde Tony desapareceu e foi considerado morto. Na noite de natal Tony e Killian se encontraram para o combate final, Tony com seu esquadrão de armaduras e Killian com seu exército de soldados Extremis, a luta foi aterradora, contudo no fim Tony conseguiu enfraquecer Killian e Pepper, também exposta ao Extremis, conseguiu o derrotar. Para agrada-la ele destruiu todas as armaduras e em seguida retirou os estilhaços do peito e com eles o reator ARC. Tony abandonou tudo que representava o homem de ferro, mas sua última frase até o momento foi "...Eu sou o Homem de Ferro".  

Projeto Homem de Ferro:

As armaduras de Tony Stark começaram a ser construídas enquanto ele estava cativo no Afeganistão, a MARK I era bem primitiva, mas o projeto se evoluiu extraordinariamente com sua mente brilhante e inteligencia acima da média. As armaduras até a MARK XI  eram feitas para enfrentar qualquer ambiente de combate, a partir daí a maioria se tornou cada vez mais especializada em atividades especificas. Desde de 2013 o projeto se encontra parado, quando Tony explodiu as armaduras como prova de amor a Pepper.